Alguns esclarecimentos sobre drogas lícitas.

Para compreendermos o que é droga é importante conhecermos a definição fornecida pela O.M.S.(Organização Mundial da Saúde): ”droga é toda substancia natural ou sintética que introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais funções.”

Dividem-se em dois tipos:

-Substancia psicoativa: altera o funcionamento do organismo;

-Substancia psicotrópica: provoca dependência.

Para avaliar a verdadeira dimensão da dependência, deve-se identificar o limite até onde o usuário irá para conseguir determinada droga, estabelecer em que extensão a droga domina sua vida e seus valores e julgar o nível de controle que ele tem sobre ela. Quando a droga se transforma o centro da existência de uma pessoa, pode-se dizer que ela é dependente.

Tabaco:

No Brasil há muitas mortes prematuras de pessoas por conta da fumaça. Cerca de 1/3 da população jovem é fumante. Poucos são informados que a nicotina é uma droga que provoca dependência e como conseqüência gera doenças, de forma lenta e progressiva, principalmente com fumantes de 10 cigarros a mais por dia.

O uso contínuo provoca dependência psicológica e física, causando doenças vasculares, pulmonares (câncer, bronquite, enfisema), câncer de boca, problemas na laringe (cordas vocais), esôfago, bexiga, intestino, pâncreas além de diminuir o número de espermatozóides e alterar funções sexuais.

O trabalho da psicologia para estes problemas na Clinica Cuore Corpore é de orientação para familiares quando se deparam com as drogas licitas e ilícitas no ambiente familiar. Consiste em orientações sobre o que fazer, como fazer, onde procurar ajuda para cada caso.

FONTE: Psicóloga Sonia Beatriz Selig – CRP/08 13053.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: